O PENSAMENTO COMPLEXO NA PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA: PROPOSTAS, ANÁLISES E REFLEXÕES EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Teoria da complexidade
Ensino de ciências
CTSA
Ensino de química
Formação de professor
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de ciências
Didactic sequence
Theory of complexity
Science teaching
STSE
Santos, Josiane Azevedo dos | Postado em:
2017
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a possível contribuição da teoria da complexidade para a prática do professor de química. O mesmo tece uma crítica à fragmentação do ensino e possibilita a reflexão sobre possíveis inseguranças do docente ao trabalhar assuntos que envolvam conteúdos de outras áreas. Para nortear essa investigação foram realizados pesquisas e planejamentos que possibilitaram a confecção de uma sequência didática com o tema: água e meio ambiente, composta por cinco etapas. Essa sequência didática foi aplicada em quatro turmas do ensino médio do Colégio Estadual Walter Orlandini, localizado na cidade de São Gonçalo/RJ. Atividades foram propostas com o intuito de possibilitar um ambiente de reflexão da prática e que exigisse do docente a construção de relações das diversas áreas do conhecimento. A sequência didática iniciou-se com uma dinâmica em grupo que proporcionou a interação entre a turma e o docente. Na segunda etapa tivemos a aula de introdução ao conhecimento de química, trazendo para o debate assuntos como senso comum, conhecimento cientifico, pesquisa científica e a importância da química no cotidiano. Na terceira etapa inserimos o subtema “tratamento de efluentes”, contextualizando os conteúdos de química que estavam sendo trabalhados. Na quarta etapa apresentamos uma situação problema que foi o fato do município de São Gonçalo ter sido conhecido como uma cidade pesqueira, o que mudou com a poluição da Baia de Guanabara. Na quinta e última etapa realizamos um júri-simulado utilizando a situação problema da etapa anterior e uma reportagem da internet sobre uma fábrica de sardinhas em conserva na cidade de São Gonçalo, que foi interditada por lançar seus efluentes diretamente na Baía de Guanabara, sem seu devido tratamento. Julgamos que a aplicação da sequência realizou uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), permitindo construir um ambiente de reflexão e aprendizado crítico. O trabalho oportunizou ao docente refletir sobre sua prática, pois no planejamento e execução das atividades, o mesmo precisou reformular seu pensamento, de forma a não focar somente nos conteúdos de química, mas construir relações com outras áreas do conhecimento. Como produto da pesquisa foi desenvolvido um material para professores de química composto pela sequência didática, leituras e vídeos sugeridos para reflexão da prática do docente. Todas as atividades são adaptáveis à realidade de cada escola e tem o intuito de inspirar outros professores na formulação de novas atividades
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Sequencia didáticaTeoria da complexidade
Ensino de ciências
CTSA
Ensino de química
Formação de professor
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de ciências
Didactic sequence
Theory of complexity
Science teaching
STSE
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