"ISSO ERA TRABALHO DE MULHER": MÍDIA E MEMÓRIA DISCURSIVA DE MASCULINIDADE EM TRABALHO DO LAR
Masculinidade
Memória discursiva
Etos e cenografia
Análise do discurso
Mídia
Masculinidade
Semiótica
Media
Masculinity
Discursive memory
Ethos and scenography
Freitas, Elir Ferrari de | Postado em:
2018
Resumo
Nesta tese, propomos uma análise discursiva de comerciais de produtos de limpeza que
incluíssem a imagem do homem em atividade de trabalho doméstico. Com o intuito de
contribuir para o debate sobre o papel do homem em nossos dias, mais especificamente no que
concerne ao trabalho do lar, buscamos entender como os estudos discursivos podem somar na
compreensão de que as imagens, veiculadas num mídium (MAINGUENEAU, 2001)
audiovisual complexo, são construídas em formações discursivas (FOUCAULT, 2002) que
fazem circular ideais de masculinidade. Separamos quatro comerciais que apresentaram o
homem como personagem central como guia para o estudo da imagem discursiva de
masculinidade. Nosso problema de pesquisa consiste em apresentar opções de análise que
permitam demonstrar o quanto a linguagem e o discurso podem validar e corroborar práticas
sociais que lhes parecem dissociadas. Para tanto, descrevemos as imagens de masculinidade a
partir de seus elementos constitutivos no momento da enunciação, como o etos
(MAINGUENEAU, 2001) do homem que surge nos comerciais e a performatividade
(AUSTIN, 1962; BUTLER, 1997) que esse etos implica. Os movimentos no cenário e as
músicas nos comerciais são tomados como marcadores do espaço e tempo, elementos cuja
relação intersemiótica (MAINGUENEAU, 2005a) é constituinte de uma cenografia discursiva
(MAINGUENEAU, 2001) dos comerciais e lugar onde o etos se pronuncia. Procuramos
descrever o modo de operação dos comerciais a fim de entendermos a dinâmica do gênero
‘comercial’ como fato discursivo e seus efeitos de memória (COURTINE, 2014), memória
atualizada pelo etos e pelas imagens (fotos, cenário) (COURTINE, 2013b). Assim, por meio da
perspectiva da semântica global, tomamos outras noções que as propostas por Maingueneau
(2005a) para nossas análises. O foco na memória discursiva contida no etos nos revelou que as
imagens de homem nos comerciais foram pautadas numa performance de hipermasculinidade
advinda de uma tradição conservadora em que persiste a dominação masculina (BOURDIEU,
2005) que interditava o trabalho do lar aos homens
[Texto sem Formatação]
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Tipo de documento
TeseAssunto(s)
MídiaMasculinidade
Memória discursiva
Etos e cenografia
Análise do discurso
Mídia
Masculinidade
Semiótica
Media
Masculinity
Discursive memory
Ethos and scenography
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