DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE RADIOATIVIDADE
CTS
Sequência didática
Alfabetização científica
Ensino de química
Radioatividade
Processo de ensino-aprendizagem
Radioactivity
STS
Didactic sequence
Scientific literacy
Oliveira, Fábio Marques de | Postado em:
2016
Resumo
Neste trabalho relatamos uma experiência de ensino de radioatividade para uma turma de terceira série do ensino médio de uma escola particular localizada no centro do município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Os eixos balizadores desta dissertação foram o movimento ciência-tecnologia-sociedade (CTS), aliados ao referencial teórico do educador Paulo Freire, no qual buscou-se como objetivo principal a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática (SD) para abordar o conteúdo, buscando construir junto aos alunos habilidades e competências necessárias para a tomada de decisão e o desenvolvimento de uma visão crítica de mundo, onde os alunos são cidadãos. A “crise hídrica” foi utilizada como tema gerador, que sustentou todo desenvolvimento da sequência didática. Para coleta de dados, questionários mistos com perguntas abertas e fechadas foram desenvolvidos e aplicados como pré e pós-testes. A avaliação de aprendizagem foi realizada através de uma prova discursiva englobando questões relacionadas aos aspectos históricos, teóricos e sociais. Além disso, um teatro na forma de júri simulado foi utilizado a fim de criar um momento de debate e discussão acerca do tema. Resultados mostram que a sequência utilizada gerou modificação no pensamento dos alunos, que despertou o interesse por novos conhecimentos, e estes tornaram-se mais críticos e capazes de tomar decisões sobre os problemas que enfrentam, avaliando seus riscos e benefícios
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
RadioatividadeCTS
Sequência didática
Alfabetização científica
Ensino de química
Radioatividade
Processo de ensino-aprendizagem
Radioactivity
STS
Didactic sequence
Scientific literacy
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: