REFLEXÕES PARA UM ENSINO INCLUSIVO EM AULAS DE QUÍMICA: APORTE NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Ensino de química
Psicologia histórico-cultural
Ensino de química
Deficiente visual
Inclusão escolar
Psicologia
Prática de ensino
Inclusion
Chemistry teaching
Historical cultural psychology
Silva, Juliana Mendes da | Postado em:
2015
Resumo
Esta dissertação teve por objetivo tratar da prática inclusiva nas escolas regulares a partir do ensino de química para alunos com deficiência visual (DV). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com observação participante, na qual se analisou a prática da professora na sala de aula regular e no NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais) na aplicação de uma metodologia de ensino em química orgânica. O aporte teórico desta dissertação foi a teoria da psicologia histórico-cultural de Vigotski, pois este autor além de ter constituído a formação do conceito científico como um de seus objetos de estudo, também, realizou pesquisas sobre o ensino de crianças com deficiências e transtornos globais de desenvolvimento. Foi percebido que a inclusão de alunos não se reduz à simples aplicação de recursos adaptados, mas, sobretudo, a mudanças nas práticas metodológicas e também na forma de relação
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
InclusãoEnsino de química
Psicologia histórico-cultural
Ensino de química
Deficiente visual
Inclusão escolar
Psicologia
Prática de ensino
Inclusion
Chemistry teaching
Historical cultural psychology
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