EXPERIMENTOS DE FÍSICA PARA A ABORDAGEM DO TEMA GERADOR ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Contextualização
Generalização
Ensino de física
Processo de ensino-aprendizagem
Método de ensino
Prática de ensino
Física experimental
Psicologia da aprendizagem
Historic-cultural psychology
Contextualisation
Generalisation
Rebello, Soraia Berbat | Postado em:
2016
Resumo
Esta dissertação teve por objetivo elaborar um modelo de laboratório de física para o ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com análise de dados secundários e com a análise de uma observação com
intervenção. O aporte teórico foi a teoria da psicologia histórico-cultural de
Vigotski, que afirma a complementação entre concepção prévia e o conceito científico, entre a contextualização e a generalização. Foi possível concluir que o experimento pode ser considerado como um meio de desenvolver o pensamento abstrato, uma vez que evolui de formas simples e elementares
para outras mais complexas. No entanto, é a metodologia de ensino que é determinante
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Psicologia histórico-culturalContextualização
Generalização
Ensino de física
Processo de ensino-aprendizagem
Método de ensino
Prática de ensino
Física experimental
Psicologia da aprendizagem
Historic-cultural psychology
Contextualisation
Generalisation
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: