SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COM ABORDAGEM CTSA, PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS
CTSA
Ensino-aprendizagem
Processo de ensino-aprendizagem
Sequência didática
Composto orgânico
Aprendizagem significativa
Poluição ambiental
Didactic sequence
CTSA
Teaching and learning
Monteiro, Ejane Dusek de Novaes | Postado em:
2016
Resumo
A partir de um tema gerador de cunho social, poluição ambiental, com enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), selecionado através de uma investigação prévia junto aos educandos, foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática para o estudo das diferentes funcionalidades dos compostos orgânicos. Aliou-se a esse trabalho a concepção de educação proposta por Paulo Freire. Optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa de natureza aplicada, junto aos alunos da 3ᵃsérie do ensino médio, de uma escola pública da Baixada Fluminense em São João de Meriti – RJ. Os dados
foram coletados por meio de aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias, registros escritos e avaliação informal e formal. Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo e futuramente contribuir com novas ideias
[Texto sem Formatação]
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Sequência didaticaCTSA
Ensino-aprendizagem
Processo de ensino-aprendizagem
Sequência didática
Composto orgânico
Aprendizagem significativa
Poluição ambiental
Didactic sequence
CTSA
Teaching and learning
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