VISITAS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO MOTIVACIONAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Divulgação científica
Ensino de ciências
Ensino da ciência
Ensino de física
Escola pública
Motivação de aprendizagem
Motivation
Science publicizing
Science teaching
Barbosa, Vitor Acioly | Postado em:
2015
Resumo
Este trabalho foi construído com o objetivo de buscar uma forma alternativa de motivar o ensino de ciências para alunos de ensino médio, sobretudo de escolas públicas. Ele compreende quatro vídeos, gravados em laboratórios de pesquisa do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Os vídeos reproduzem visitas virtuais aos Laboratórios de Radioecologia, Radiocarbono e Astrofísica, além da Casa da Descoberta, um espaço com experimentos didáticos. Considerando o processo ensino-aprendizagem, temos como objetivo analisar os fatores que levam à desmotivação no ensino de ciências e assim complementar as aulas objetivas, promovendo a discussão de cada um dos temas abordados. Os vídeos visam aguçar a curiosidade dos alunos sobre a pesquisa desenvolvida na universidade, apresentar os pesquisadores como pessoas comuns que enfrentam dificuldades no seu dia a dia e mostrar que as portas da universidade estão abertas para todos. Com foco neste trabalho, foram analisadas propostas alternativas para estimular a motivação dos alunos, como: a importância do planejamento das aulas; um foco de acompanhamento personalizado para o ensino de ciências de cada aluno, pois a curiosidade é algo muito individual; a importância de existir um projeto coletivo comunidade-escola-professor
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
MotivaçãoDivulgação científica
Ensino de ciências
Ensino da ciência
Ensino de física
Escola pública
Motivação de aprendizagem
Motivation
Science publicizing
Science teaching
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: