PARABOLICAMARÁ: TROPICÁLIA E A POLITIZAÇÃO DO COTIDIANO NA TV
Contra hegemonia
Televisão
Indústria cultural
Cotidiano
Tropicália (música) – história e crítica
Indústria cultural
Televisão
Cotidiano
Counter hegemony
Everyday
Cultural industry
Television
Braga, Rafael Giurumaglia Zincone | Postado em:
2017
Resumo
Esta dissertação tem como foco o movimento midiático-cultural tropicalista ocorrido no Brasil
entre os anos de 1967 e 1968 e protagonizado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e
pela banda de rock paulista Os Mutantes. O objetivo principal deste trabalho é contribuir com o debate
a respeito do caráter político da Tropicália, sob a perspectiva da Comunicação Social. Trata-se de
discutir o posicionamento político dos tropicalistas, tendo em vista sua integração nas estruturas da
indústria cultural brasileira, especialmente a televisão, e o contexto político-social do regime
autoritário da época. Especificamente, busca-se compreender o sentido político da narrativa
tropicalista, considerando a temática da vida cotidiana brasileira do final dos anos 1960. Estaríamos de
fato falando de uma contra hegemonia ou de mais uma forma de neutralização de conflitos políticos e
contradições sociais? Para fins de alcance do objeto proposto, o principal referencial metodológico
desta pesquisa é a Economia Política da Comunicação e da Cultura. A Tropicália enquanto expressão
cultural-midiática será um objeto de estudo articulado com os elementos políticos e econômicos de seu
contexto histórico
[Texto sem Formatação]
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
TropicáliaContra hegemonia
Televisão
Indústria cultural
Cotidiano
Tropicália (música) – história e crítica
Indústria cultural
Televisão
Cotidiano
Counter hegemony
Everyday
Cultural industry
Television